Tratamento de DTM
Temos o tratamento mais indicado para cada um
Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Além do desgaste e mobilidade dos dentes, a dor de cabeça ê o sintoma muito presente. Nos casos mais graves, pode ocorrer, reabsorção óssea, retração gengival e problemas na ATM.
Esta disfunção pode está ligada a fatores genéticos, a situações de estresse e ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca.
Apesar de mostrar resultados satisfatórios, a aplicação do botox não garante a cura e, sim, apenas o controle do quadro.
Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face devido ao esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono.
Acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.
Tratamento
É considerado um dos problemas odontológicos de difícil tratamento por não ter uma causa específica.
Os recursos mais indicados para o tratamento são as placas interoclusais de acrílico, conhecidas como placas miorrelaxante. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e a mobilidade dos dentes.
Aplicação da toxina botulínica, botox, também tem sido bastante utilizada nos tratamentos do bruxismo. O botox age no neurônio motor impedindo a liberação de acetilcolina, que é a substância que promove a contração da musculatura. Quando aplicada nos músculos mastigatórios. A toxina botulínica impede a contração, reduzindo a força de contração muscular.