• Juliana Fauri

Bruxismo, eu???

Bruxismo é o ranger ou apertar dos dentes que pode ocorrer durante o sono ou em vigília e essas atividades são desencadeadas por alterações no sistema nervoso central.


Nos dois tipos de bruxismo, as causas envolvem aspectos genéticos e ambientais, e podem estar relacionados às condições sistêmicas e emocionais.

Ocorre em 3% dos adultos e 3% dos idosos acima de 50 anos. Já o bruxismo em vigília  tem sua frequência maior em adultos do que em crianças.

Os sinais clínicos do BS são a presença de desgaste dentário, fratura de restauração ou de dente e relatos de presença de sons de rangidos. No caso do BV, os pacientes podem apresentar a língua marcada pelos dentes e uma linha branca na parte interna da bochecha.

O bruxismo na infância e na adolescência, assim como na fase adulta pode ser entendido como um sinalizador de outra condição de saúde, visto que pode estar associado com diversas alterações como apneia( falta de ar) do sono.

As atividades musculares excessivas podem levar a uma sobrecarga na articulação temporomandibular (ATM), podendo ocasionar dores na face ou dores na cabeça.

O controle do bruxismo deve ser feito de forma interdisciplinar, com a identificação do fator causador, podendo envolver médicos e psicólogos.

Drª Juliana Fauri, sua dentista Batel Curitiba, Invisalign Doctor, odontopediatria ortopedia funcional. Tratamento de bruxismo para criança apneia e ronco infantil tratamento ortodontico com aparelho transparente e removivel Invisalign.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo