top of page
  • Foto do escritorJuliana Fauri

O Sorriso e seus 9 "super poderes"

Por :

Raquel Barreto

Psicóloga

Mestre em Desenvolvimento Social

CRP 07/06977


Esse tal de Sorriso tem super poderes sim!!!

Faz bem pra dentro e para fora...

Faz bem pra quem dá e pra quem recebe...

O sorriso seria só mais uma manifestação externa do comportamento humano a um sentimento vivido se não tivesse sido percebido o Poder que ele tem.

Sorrir seria, em tese, apenas uma expressão do bem-estar, ou de uma alegria, ou de um momento qualquer de harmonia...


9 BENEFÍCIOS DO RISO PARA VOCÊ:


1. Você se sente melhor e mais feliz

Parece até bom demais para ser verdade: você ri porque está feliz e fica feliz porque ri. Isso mesmo! Quanto mais você sorrir e gargalhar, melhor e mais feliz você vai se sentir. Quando você ri, seu corpo produz endorfina, o hormônio da felicidade que melhora seu humor e reduz o estresse. Isso significa que, só por sorrir, mesmo quando você não estiver se sentindo muito bem, você pode enganar seu cérebro para começar a se sentir melhor.


2. Menos estresse, mais alegria

Quando você ri, neuropeptídios são liberados em conjunto com transmissores de pequenas moléculas que mandam informações entre os neurônios para ajudar na função cerebral. O riso tem o poder de eliminar o estresse e a ansiedade, estabilizar seu humor e fazer com que você se sinta melhor. Gargalhar também impulsiona a produção de dopamina, um hormônio que causa a sensação de felicidade e motivação. Como se isso já não bastasse, ao sorrir, você reduz os níveis dos hormônios do estresse, o cortisol e a adrenalina, ao mesmo tempo em que produz serotonina.


3. Rir alivia a dor

Sorrisos e gargalhadas podem ajudar você a aliviar suas dores. Essa foi a conclusão a que chegou a psicóloga Sarah Pressman após seu estudo pela Universidade da Califórnia. Ela pediu para que metade dos participantes da pesquisa sorrissem enquanto recebiam a agulhada de uma vacina, e então avaliasse o nível da dor sentida. Aqueles que sorriram durante a vacinação sentiram 40% menos dor, além de terem demonstrado um risco menor de estresse, comprovado por uma frequência cardíaca baixa. O alívio da dor também está relacionado à liberação dos hormônios da felicidade: endorfina e serotonina. Ou seja, mesmo com dor, sorrir ainda é uma ótima ideia.


4. Você estimula a imunidade e fica mais saudável

Rir é ótimo para aumentar suas defesas contra vírus porque seu corpo aumenta a produção de hormônios que trabalham na reprodução e regeneração das células do sistema imunológico. Além disso, seus linfócitos B e T são estimulados a formar anticorpos. Quando você ri, você melhora sua circulação porque aumenta o fluxo sanguíneo, enquanto o estresse tem o efeito contrário. Sorrir e gargalhar são boas formas de reduzir os hormônios cortisol e adrenalina do corpo, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e disfunções mentais. 10 a 15 minutos de riso também queima 40 calorias e relaxa os músculos por 45 minutos — sem contar que é muito mais divertido do que ir para a academia.


5. Você fica com uma aparência mais atraente e autoconfiante

Fato: Um sorriso natural deixa você mais atraente, então talvez seja uma boa ideia parar de adiar aquela visita ao dentista. De acordo com a Portman Dentalcare, até 71% das mulheres e 58% dos homens consideram o sorriso como a característica mais importante em um parceiro. E mais, até 24% das pessoas alegam que o sorriso é o principal fator para uma boa primeira impressão ao conhecer alguém. Um estudo publicado pelo Neuropsychologia Journal mostrou que, quando você olha para uma pessoa sorridente, você ativa a parte do seu cérebro que processa os sentimentos de recompensa. Isso quer dizer que pessoas sorridentes recebem mais atenção e confiança — e respeito e confiança são a base para a sua autoestima.


6. Você ficará popular e manterá relações mais sólidas

Pessoas sorridentes são automaticamente associadas ao bom humor. Pessoas divertidas, que espalham boas energias e positividade, também são consideradas as estrelas de festas, comemorações e viagens. Quem sorri muito também são é tido como mais corajoso, sincero e amigável do que seus vizinhos carrancudos. Sorrir fortalece seus laços sociais com amigos e melhora seu relacionamento amoroso, bem como ajuda a deixar o ambiente de trabalho mais leve. Um sorriso tem o poder de aproximar as pessoas, ajudando a resolver conflitos e criar a química que conecta você com seus amigos. Por sinal, amor sem sorrisos e gargalhadas não seria amor, certo?


7. Você será mais bem sucedido 

Pessoas que sorriem bastante têm mais sucesso em suas vidas e carreiras, assim como ficam mais satisfeitas com suas conquistas. De acordo com vários estudos, os membros mais sorridentes de uma equipe têm mais chances de conquistar uma promoção. Um sorriso libera dopamina, o que resulta em energia, estamina e perseverança — a melhor receita para você alcançar seus objetivos. Andrew Oswald e sua equipe da Warwick Business School conduziram experimentos que mostraram que pessoas que sorriem com frequência são mais produtivas e criativas no ambiente de trabalho. Isso ficou demonstrado em uma pesquisa com 220 profissionais que trabalham em cargos de atendimento ao cliente. Os resultados mostraram que, independente da idade e do gênero, os clientes ficavam mais satisfeitos ao negociarem com os funcionários mais sorridentes. Ao que tudo indica, um sorriso no rosto dos atendentes conseguia refletir em um sorriso no rosto dos clientes.


8. Faz você e aos outros mais feliz

Sorrisos e gargalhadas são contagiosos. Segundo um estudo publicado pelo portal Lifehack.org, até 50% das pessoas devolvem um sorriso. Foi o que descobriu o autor de The Smiles e fundador da HealthTap Interactive Company, Ron Gutman. De acordo com esse estudo, quando você vê alguém sorrindo, o mecanismo evolutivo assume o controle dos seus músculos faciais. Você devolve um sorriso mesmo sem perceber, de forma automática. Então, quando você sorri para alguém, essa pessoa provavelmente retornará a boa atitude e ambos poderão aproveitar os efeitos positivos do riso juntos.


9. Rir faz você viver mais

De acordo com uma pesquisa da Wayne State University, rir pode aumentar seu tempo de vida em até 7 anos. Os responsáveis pelo estudo chegaram a essa conclusão usando um método nada convencional: analisando fotografias de jogadores de beisebol dos anos 1950. Os pesquisadores classificaram cada jogador com base no fato de estarem ou não sorrindo e, em caso positivo, quantos músculos faciais estavam usando no sorriso. Eles então comparavam os resultados com o tempo de vida desses jogadores. Assim, eles descobriram que existia uma diferença de 7 anos entre a média de longevidade dos sorridentes e dos sérios.


Então, a ordem da vez é sorrir, é se permitir sorrir, se as condições não estiverem tão favoráveis, lamento informar, mas sem sorriso vai ficar pior ainda, e se vai.

Sorrir é de graça, rejuvenesce, alivia tensão. É só começar.


3.036 visualizações0 comentário
bottom of page